sexta-feira, 13 de maio de 2011

Horton e o Mundo dos Quem

Como eu disse pra vocês aqui, Dr.Seuss é meu companheiro há muito tempo. Eu também sou professora de criancinhas, sacumé, né? Mas agora, que tivemos a MARAVILHOSA ideia de unir literatura infantil com scrap, tô cada vez mais por dentro, não só da obra, mas da vida do Seuss, e tô descobrindo tanta coisa bacana.

Acho que este livro muita gente deve conhecer, principalmente pela animação que saiu em 2008. É a história de Horton, o elefante, que descobre uma civilização inteira dentro de um grão de areia e, considerando a fragilidade daquele planeta, se dispoe a protegê-lo, mesmo que, para isso, assuma muitos riscos na floresta onde ele mora. Enquanto isso, o prefeito do Mundo dos Quem também enfrenta problemas para salvar seu povo. A história é sensacional e o visual do desenho é incrível. Acho que todo mundo que viu concorda comigo, né?


Mas o mais legal foi o que li sobre a inspiração do Seuss para este livro. Em 1953, quando visitava o Japão, conheceu um professor da Universidade de Kyoto, que o inspirou a escrever esta história contra qualquer tipo de preconceito. O desespero dos habitantes do Mundo dos Quem pela possibilidade do extermínio do seu planeta sugere um paralelo com as cidades japonesas que foram atingidas por bombas atômicas no final da Segunda Guerra.


Na verdade, os Quem poderiam ser qualquer grupo de pessoas ameaçadas por um outro grupo mais poderoso. A característica diferente dos Quem é o tamanho, mas poderia ser cor, sexo, religião, nacionalidade, qualquer coisa. E escrever uma história para crianças dando este recado é incrível demais, né? Todo mundo tem que aprender, desde cedo, o que é igualdade e solidariedade.

É deste livro uma das frases mais memoráveis de Seuss:
Ai, que lindo!

É este o espírito do projeto "Hello, Dr.Seuss". Nosso álbum vai justamente usar a inspiração de frases como esta para registrar momentos que não podemos esquecer na nossa vida.
O álbum tá lindo, o material é lindo, Dr.Seuss é demais e eu tô apaixonada.

Quer saber mais? Clica aqui.
Pra ver o álbum na loja da Goodies, clica aqui.
Pra perguntar o que quiser, manda aqui: daniela06@gmail.com

Beijo!

3 comentários:

  1. Já garanti o meu!!!!!!!! Tô querendo muito que junho chegue logo!!!! beijão,

    ResponderExcluir
  2. Minha única pergunta é: pode ser hoje?...rs... Amo tudo que vcs fazem e quero sempre... KKKKK
    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. eu tô nessa junto com vcs!!!EBA!!! Adorei fazer o blogkit de abril e com certeza vou amar esta jornada com vc, Ju Tonin e as meninas mais lindas que tb estão conosco nessa!!!

    ResponderExcluir